quarta-feira, 22 de julho de 2009

O ato de contar...

Como expressão artística, a contação de história é completa e complexa. Envolve o trabalho cênico, o desenvolvimento musical e o aprimoramento plástico-visual (bonecos e objetos cênicos), além de trabalhar diretamente com o texto literário e com o imaginário popular. É uma arte que encanta pela simplicidade e pelo contato estreito com o público, que reconhece no ato da narrativa muito de si mesmo e da sua cultura.
“Marisquinhas Contadoras de Histórias” têm enquanto fonte e base de seu trabalho com a narrativa, o livro de literatura e o repertório popular. A literatura (escrita ou oral) oferece a possibilidade de cultivar espaços de recriação interior a partir do confronto autor-obra-espectador, enquanto a narrativa nos permite brincar com a imaginação, com a resignificação do real.
O espaço do conto é o espaço da criação. Entendemos que o conto ensina a trajetória do ser humano em direção ao conhecimento de si mesmo. E a literatura propicia ao homem certa transcendência como forma de alcançar significado para o mundo. O ser humano, enquanto ser inventivo e desejante, vivencia no ato da narrativa oral o potencial expressivo, imaginário e fictício da literatura.

Nenhum comentário: